terça-feira, 11 de dezembro de 2018

IDE do ARDUINO muito lenta ...


O PROBLEMA : IDE do  ARDUINO muito lenta.

Bom, começando do começo...redundância válida porque o processo é longo.

Percebi que a IDE do Arduino estava muitíssimo LENTA. Lenta e quase parando. Quase 30 segundos para abrir. Monitorei com o cronômetro do celular. :(

Antes de vir para cá, apelei para o velho e bom oráculo : Google. Li alguns foruns... etc. E percebi que o diretório onde a IDE do Arduino guarda as preferências dele era uma das chaves pra resolver o problema. Disse uma.


AS SOLUÇÕES....



A PRIMEIRA...

ARQUIVO PREFERENCES.TXT....

Fui até ele...

C:\Users\Ananda\AppData\Local\Arduino15

...abri o arquivo preferences.txt.

Esse é o cara q a IDE tem q ler todas as vezes q ela abre. E importante : todas as versões da IDE que vc tiver na sua máquina vão abrir esse arquivo porque não tem como mudar isso. Então o que vc mudou em uma versão, vai refletir em todas. Como disse, não tem como vc alterar o caminho desse arquivo em FILE > PREFERENCES. É fixo. E se tiver alguém ai que saiba como fazer isso, por favor diga como. Vai ser útil pra mim, porque tenho várias versões aqui instaladas, e é interessante que algumas estejam diferenciadas de outras. Mas como o app lê um único arquivo, então... espero que algum filho de Deus pareça com a solução. Voltando.

Conforme...

(https://forum.arduino.cc/index.php?topic=82527.60)

Bundy76 orienta a abrir o preferences.txt e procurar pela opção "recent.sketches" (sem as aspas... hein galera !).

No meu caso, essa linha estava cheia... literalmente entupida. Por quê? Porque eu tenho meus arquivos em 2 máquinas... bemmmm... digamos 3 máquinas. Explico. Meu hd de 1TB deu "bye bye" mas antes disso fiz backup nessas 3 máquinas, então e eu uso via rede esses HD´s. E Bundy76 diz: APAGUE ESSA LINHA !

Apaguei ? Não ! Fiz uma cópia do arquivo. E ai... editei ele. Melhorou. Não melhorouuuuuu... mas melhorou. Mas precisava fazer outra "coisinha". ;)



A SEGUNDA....

LOCALIZAÇÃO DAS PASTAS...


No meu caso, instalei somente uma versão no "C:\Program Files (x86)\Arduino" e todas as outras como não-admin. Resultado ? Ficou dentro de uma pasta... e em outra pasta e em outra...

Transferi todas as versões para a raiz do hd e testei. Houve melhora, mas muito pouca. Mas em todo caso ficou mais organizado. Coisa de mulher. OR-GA-NI-ZA-ÇÃO. :))

Continuei a ler.



A TERCEIRA....

FIREWALL E ANTIVIRUS....


Abri o Comodo e saí configurando as regras e liberando acesso para todas as versões e configurando e colocando a prioridade como ALTA.

IDE Instalada na máquina...

C:\Program Files (x86)\Arduino depende da IDE
C:\Users\yourname\AppData\Local\Arduino15      depende da IDE
C:\Users\yourname\AppData\Roaming\Arduino15    depende da IDE

Se vc usa a IDE on-line do Arduino..

C:\Users\yourname\AppData\Roaming\ArduinoCreateAgent
C:\Users\yourname\AppData\.arduino-create

OK !

Resultado ?  Saí de 35 segundos para 3 a 4 segundos. 😊


Sugestões e críticas são aceitas e necessárias. E são bem-vindas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário